A eletrocalha é uma estrutura feita para passar cabos e fios elétricos de maneira segura, prática, econômica e que ainda pode ser esteticamente agradável para o seu ambiente, especialmente se o ambiente seguir a arquitetura industrial, caracterizada pela estética metalizada, com tubos e componentes elétricos expostos.
As eletrocalhas estão presentes por toda a parte, desde a sua casa até a sua empresa, pois a sua utilidade é inquestionável quando se fala em organização dos fios, facilidade de instalação, segurança e praticidade na hora de realizar reparos.
Nesse artigo, iremos abordar algumas informações que consideramos essenciais ao decidir que eletrocalha comprar e como prosseguir no pós-compra.
Qual eletrocalha usar?
No geral, as eletrocalhas lisas podem ser usadas para qualquer tipo de instalação elétrica e, nelas, podem passar fios, cabos, dados e imagens de forma prática e eficaz. No entanto, para ambientes úmidos, abertos, quentes ou ainda que sejam áreas classificadas – ou seja, que apresentam risco de explosão; as eletrocalhas perfuradas são as mais recomendadas.
Isso se justifica pelo fato de que os furos em sua estrutura proporcionam uma limpeza facilitada de resíduos líquidos acumulados e ainda permitem que o ar circule, mantendo a temperatura ambiente e diminuindo, assim, o risco de queima de fios e curtos-circuitos.
Dessa forma, a eletrocalha ideal para o seu projeto depende das suas necessidades e das condições do ambiente. Fique atento às especificações no momento da compra.
O que é a virola da eletrocalha?
As virolas nas eletrocalhas são dobras nas suas extremidades voltadas para o interior, também chamadas de “tipo C”, que têm por objetivo diminuir o risco de acidentes no momento da instalação ou dos reparos por meio da eliminação de áreas cortantes por toda a extensão do perfil.
Além da proteção contra acidentes com os instaladores e até com os fios – cortes que podem gerar curtos-circuitos ou perda de conexão -, as virolas ainda proporcionam uma maior resistência mecânica, o que aumenta eficiência da eletrocalha em instalações elétricas de baixo custo, e facilitam a fixação por meio de zonas de pressão.
Existem diversos tipos de dobras cuja diferença se encontra no ângulo do dobramento, sendo que as de 360º apresentam um maior nível de segurança nesse sentido, pois a sua extremidade cortante toca a “parede” interna do perfilado, o que faz com que a borda, de fato, se torne arredondada.
Como escolher a chapa da Eletrocalha?
Para escolher a chapa ideal para a sua eletrocalha é necessário que você conheça os detalhes do seu projeto como, por exemplo, a quantidade de fios que passarão por dentro da eletrocalha, o que impacta diretamente na espessura adequada para essa chapa, sendo que, quanto mais grossa a chapa, maior a sua resistência para suportar o peso do circuito elétrico.
Também são fatores a se levar em conta na hora de decidir que chapa usar a distância dos suportes por trecho reto, a largura e a altura da eletrocalha.
Como limpar a eletrocalha?
A limpeza das suas eletrocalhas deve ser realizada periodicamente, a depender do tipo de serviço que é realizado no espaço onde ela se encontra, sendo que para ambientes em que ocorre o acúmulo de poeira e resíduos inflamáveis, recomenda-se que essa limpeza seja feita de 6 em 6 meses.
Geralmente, são usados espanadores eletrostáticos ou aspiradores de pó industriais para realizar essa limpeza da melhor forma possível sem danificar os cabos dentro das eletrocalhas. Por esse mesmo motivo, a alimentação de energia do local deve ser cortada durante a limpeza para evitar acidentes com o profissional que efetua a higienização.
Saiba ainda mais sobre instalações elétricas e eletrocalhas acompanhando o nosso blog.