O drywall é um sistema de construção a seco que consiste em perfis, tratamento acústico e placas de gesso. Criado nos Estados Unidos em 1916, ele é composto por placas de gesso pré-fabricadas, revestidas com papelão, fibra de vidro ou outros materiais específicos para o tipo de uso que lhe será dado, e pode ser fixado em estruturas de aço.
Esse sistema é amplamente utilizado na construção de casas e prédios, oferecendo uma alternativa prática e eficiente para a construção tradicional. O drywall possibilita a criação de paredes, forros e revestimentos internos com rapidez, facilidade de instalação e acabamento de qualidade. Além disso, ele oferece benefícios como isolamento acústico e térmico, versatilidade de design e menor peso em comparação a outros materiais de construção – isso sem contar os benefícios de sustentabilidade, como o menor uso de água e geração de detritos.
No entanto, uma dúvida comum entre os proprietários é: o que acontece se molhar o drywall?
Por suas características físicas e químicas, se molhado, o drywall branco comum pode inchar e deformar. Isso pode resultar em uma superfície irregular e de aparência ruim. Por esse motivo, ambientes úmidos ou em constante contato com a água requerem o uso de um tipo de drywall específico: o verde.
O drywall verde (RU) pode suportar a exposição à água e à umidade sem inchar ou deformar é ideal para ambientes como banheiros, lavanderias e cozinhas.
Já se você busca uma parede de drywall para área externa, o recomendado é optar por uma placa cimentícia.
Qual drywall pode molhar?
O drywall verde, também conhecido como RU (resistente à umidade), é projetado para resistir à exposição à água e à umidade em ambientes úmidos, como banheiros e cozinhas. Portanto, se você precisa instalá-lo em uma área como essa, é importante se atentar em escolher o tipo de drywall correto na hora da compra.
Entretanto, se está pensando em fazer uma parede externa em drywall, é recomendado optar pelo drywall cimentício.
As placas cimentícias são elementos construtivos amplamente utilizados na engenharia civil devido às suas propriedades e versatilidade. Compostas principalmente por cimento, agregados minerais e reforços fibrosos, como fibras de vidro ou celulose, essas placas oferecem resistência ao fogo, umidade e impacto, além de boa durabilidade e estabilidade dimensional.
Na construção civil, elas são empregadas em diversos usos, como revestimentos e fechamentos de paredes, pisos, tetos e fachadas. Sua aplicação pode ser encontrada em edifícios residenciais, comerciais e industriais, assim como em estruturas pré-fabricadas.
Como proteger drywall da umidade?
Se você está construindo ou reformando e quer proteger o drywall da umidade, existem algumas medidas que podem ser tomadas. Uma das formas mais simples de proteger o drywall é através da aplicação de uma camada de tinta ou verniz impermeável. Esses produtos ajudam a selar a parede e impedem que a água penetre na superfície.
Outra opção é utilizar um selante de silicone em torno das bordas das placas, especialmente nas áreas que entram em contato com a água, como as bordas do box do banheiro. Esse selante forma uma barreira contra a umidade e protege o drywall de danos.
Tem como impermeabilizar drywall?
Embora seja possível proteger o drywall da umidade, não é possível torná-lo completamente impermeável. Portanto, se você precisa de uma superfície completamente à prova de água, é recomendado o uso de materiais específicos, como azulejos ou placas de fibrocimento.
Pode fazer parede de drywall no banheiro?
A resposta é sim, é possível fazer parede de drywall no banheiro utilizando o tipo correto: o drywall verde, que é resistente à umidade. Além disso, é necessário tomar medidas para proteger o material da exposição excessiva à água, como a aplicação de uma camada de tinta ou verniz impermeável e a utilização de selantes de silicone nas bordas das placas.
Está pensando em fazer o seu próximo projeto em drywall? Conheça a nossa linha de construção a seco!
Leia mais: O que é uma placa de drywall?