Os perfilados são perfis de aço carbono galvanizado que podem ser perfurados em formato oblongo e de forma homogênea por toda a estrutura, caso sejam do tipo perfurado, ou ainda lisos com dois furos em formato oblongo em suas extremidades, sendo esses os perfilados do tipo liso.

Nesse artigo, você aprenderá quais são os tipos de perfilado, para que servem e onde utilizá-los para garantir a segurança e eficiência das instalações elétricas do seu projeto. Vamos lá?

Nesse momento, algumas informações como as condições climáticas, temperatura, possíveis agentes de risco, finalidade e circulação de pessoas do seu projeto serão necessárias para te auxiliar na decisão de qual perfilado é o ideal.

Os perfilados perfurados são ideais para projetos de pequeno porte, com necessidade de refrigeração constante dos cabos por conta da alta temperatura, limpeza e manutenção frequente e facilitada.

Por fim, ainda que os perfilados perfurados sejam os mais comumente usados, você deverá utilizar os modelos lisos se, em seu projeto, a posição dos fios estiver exposta a fatores climáticos e à corrosão. Isso se deve ao fato de que os perfilados lisos possuem apenas dois furos em cada uma de suas extremidades para facilitar a entrada e saída dos fios, conferindo, assim, mais resistência à estrutura e segurança aos cabos elétricos.

Para que serve um perfilado?

Os perfilados servem para passar a fiação de um projeto de forma exposta, ou seja, os perfis ficam aparentes após a finalização da obra como um elemento estético e funcional.

Por conta de suas dimensões reduzidas em relação a outras opções como as eletrocalhas e os leitos para cabos, os perfilados são indicados para pequenos e médios projetos com poucos circuitos e ramificações.

Os perfilados ainda são uma ótima aposta para a sua obra caso a sua intenção seja pendurar lâmpadas e luminárias no teto, uma vez que eles as sustentam muito bem e garantem versatilidade no caso de necessidades de modificações futuras em sua posição.

Os perfilados são geralmente empregados em lojas, shoppings, estacionamentos e grandes escritórios. Isso se deve a sua praticidade de instalação e manutenção, além de diversas vantagens com relação a mudança de design.

Quando usar um perfilado?

Os perfilados são indicados para construções de pequeno a médio porte e suas principais vantagens são sua alta resistência à corrosão devido à galvanização, diminuição do risco de curtos-circuitos por conta da ventilação proporcionada pelos furos, manutenção simplificada por ser aparente, além de seu uso estético como parte do modelo de arquitetura industrial.

Utilizar o perfilado em seu projeto será a melhor decisão quando ele apresentar uma baixa quantidade de circuitos e ramificações, o que permite uma fácil organização sem a necessidade de divisórias. Mas mesmo em casos de circuitos mais robustos, os perfilados podem ser utilizados em conjunto com as eletrocalhas, por exemplo, utilizando um acessório chamado de junção, que pode ser encontrado em formato de L, I ou T. Nesse caso, os perfilados podem ser utilizados em circuitos menores como os de lâmpadas e tomadas a fim de reduzir o gasto de espaço.

Esse artigo foi útil? Que tal conhecer a nossa linha completa de instalações elétricas e construção a seco a pronta entrega?

Até a próxima!